JAK-Metalli nomeada a finalista do Swedish Steel Prize de 2018

/ins Por desenvolver uma nova solução de corte para um manejo mais seguro, com menos consumo de energia e mais durável da vegetação, a JAK-Metalli foi indicada para o Swedish Steel Prize de 2018.

que utiliza aços de alto desempenho. A JAK-Metalli Oy, da Finlândia, é uma das quatro finalistas para o prêmio deste ano, que será concedido durante uma cerimônia a ser realizada no dia 24 de maio em Estocolmo, na Suécia. A cerimônia de premiação é parte de um evento de três dias, no qual centenas de participantes de todo o mundo participarão em seminários e visitas à SSAB.

A JAK-Metalli foi nomeada por sua cortadora em Espiral, uma cabeça de corte exclusiva com um design modular que limpa a vegetação que cresce em beiras de estradas, parques urbanos e ciclovias.Ela funciona a uma velocidade incrivelmente baixa de 175 revoluções por minuto, ao invés das 1.500 rotações por minuto com os tradicionais britadores de corrente. Isto significa um consumo de energia e custos operacionais extremamente baixos, além de um ambiente de trabalho mais seguro.

“O objetivo foi desenvolver uma maneira melhor de cortar grama e pequenas árvores, com o mínimo de força e energia possível. Vimos que isso poderia ser alcançado com um design que corta como tesoura, ao invés de esmagar,” explica Kimmo Tossavainen, gerente de desenvolvimento da JAK-Metalli.

A inovadora lâmina da cortadora em espiral da JAK beneficia-se de geometrias dos cortes a laser obtidas com os aços resistentes ao desgaste, para proporcionar uma máxima vida útil contra o desgaste. Para manter um peso mínimo, foi usado um aço de alta resistência no braço de corte.

“O nosso foco está em fornecer uma solução que seja muito mais durável do que os cortadores de correntes tradicionais. Durante o processo de desenvolvimento, calculamos que o aço resistente ao desgaste seria o material correto a ser usado. Sem ele, a cortadora em espiral não teria se tornado uma realidade. O material permite um design leve, além de ser durável e forte”, explica Tossavainen.

A motivação do júri do Swedish Steel Prize para selecionar a JAK-Metalli como finalista da edição de 2018 é:

A JAK-Metalli inventou um princípio de corte exclusivo para a limpeza da vegetação à beira de estradas, que oferece uma operação muito mais controlada para pequenas árvores do que as britadeiras de corrente convencionais. O design inovador tira proveito do potencial dos aços de alta resistência e dos aços resistentes ao desgaste. O resultado disso foi uma cabeça de corte leve, que permite uma alta produtividade e um ambiente de trabalho mais seguro, combinado a um consumo de energia e custos operacionais extremamente baixos.

Para obter mais informações, entre em contato:
Eva Petursson, presidente do júri do Swedish Steel Prize, +46 243 712 04
Anna Rutkvist, Gerente de Projeto, Swedish Steel Prize, +46 243 716 40

A SSAB é uma empresa siderúrgica com sede na região Nórdica e nos Estados Unidos. Ela oferece produtos de valor agregado e serviços desenvolvidos em cooperação próxima com seus clientes para criar um mundo mais forte, leve e sustentável. A SSAB conta com funcionários em mais de 50 países. A SSAB possui unidades produtivas na Suécia, na Finlândia e nos EUA. A SSAB está listada na Nasdaq OMX de Estocolmo e possui uma listagem secundária na Nasdaq OMX de Helsinque. www.ssab.com.

 

Rating:

vote data

Let us know if you are going to use this press release. Thank you!

Publications