Faca resistente ao desgaste da Fácil System é finalista do Swedish Steel Prize 2015

/INS. A empresa brasileira Fácil System desenvolveu facas fabricadas em aço resistente ao desgaste para o seu moinho de trituração de matéria-prima, aprimorando a eficiência do processo de trituração da palha da cana-de-açúcar. Os benefícios deste novo moinho incluem melhor desempenho, economia de energia, aumento da produtividade e vida útil prolongada. Devido a esta forma inovadora de utilização do aço, a Fácil System é uma das quatro finalistas do Swedish Steel Prize deste ano.

O Swedish Steel Prize é concedido anualmente pela SSAB, líder mundial em aço de alta resistência e chapas antidesgaste, para premiar os produtos e soluções mais inovadores no uso de aços de alta resistência. O vencedor será anunciado em uma cerimônia em Estocolmo, no dia 19 de novembro.

A Fácil System desenvolveu um triturador para utilização da palha da cana-de-açúcar em caldeiras para cogeração de energia de biomassa. O rotor do moinho, que tritura a palha da cana-de-açúcar, é composto por um conjunto de facas em espiral parafusadas ao suporte dos eixos do equipamento. As lâminas foram desenvolvidas com aço resistente ao desgaste Hardox 600, e a grelha de saída da máquina, que determina o tamanho das partículas de palha, foi feita com Hardox 450. O uso inovador de aços resistentes ao desgaste aumentam a vida útil de serviço das lâminas, reduz os custos de manutenção e proporciona economia de energia.

“Como estamos localizados na região das plantações de açúcar de Araraquara, percebi um valor adicional na palha da cana, que costumava ser deixada no campo”, diz Laércio Ribeiro, diretor-executivo da Fácil System. “A palha da cana agora está sendo utilizada como combustível nas caldeiras para produzir eletricidade. Nosso projeto foi impulsionado pela demanda dos clientes. A utilização de aços resistentes ao desgaste prolongou consideravelmente a durabilidade dos componentes: agora, este mesmo equipamento pode triturar palha durante 15 dias em vez de dois. Pode triturar de 10 a 70 toneladas de palha por hora a uma densidade de 50 a 90 quilos por metro cúbico, um recorde mundial, além de reduzir o consumo de energia para 18 kW/tonelada.”

A empresa conta com um total de 17 trituradores e a expectativa é de produzir 300 máquinas ao longo dos próximos 10 anos.

No Brasil, a cana-de-açúcar é comumente usada como uma fonte de energia ecológica e renovável, amplamente utilizada para produzir combustível para carros. A palha da cana tornou-se também uma matéria-prima com grande potencial para um novo biocombustível conhecido como etanol de segunda geração ou E2G. Esta palha costumava ser deixada no campo como lixo e queimada.

A Fácil System está localizada em Araraquara (270 quilômetros de São Paulo, capital) e, desde 1986, produz equipamentos e componentes para a secagem, britagem, moagem, triagem e sistemas de manuseamento de materiais para mineração, pedreiras, cerâmicas, cimentos, fertilizantes e outros setores, utilizando técnicas criativas e inovadoras para oferecer serviços superiores, que atendem às necessidades dos clientes. A empresa exporta para Índia, Chile, Venezuela, Bolivia, Peru e Colômbia.

O júri da Swedish Steel Prize:

Resíduos de cana-de-açúcar triturados são utilizados para incineração e recuperação de energia em caldeiras. A Facil System introduziu um novo tipo de máquina trituradora de palha de cana-de-açúcar. Facas feitas de aço avançado resistentes ao desgaste são parafusadas aos tambores rotativos em forma de espiral. Em comparação com os trituradores de martelo convencionais, as facas trituradoras da Facil promovem um desempenho significativamente melhor em termos de economia de energia e vida útil prolongada.

Concedido pela primeira vez em 1999, o Swedish Steel Prize existe para inspirar e aumentar o conhecimento sobre o uso dos aços de alta resistência para desenvolver produtos mais leves, mais seguros e mais ecológicos.

O vencedor do Swedish Steel Prize receberá um prêmio de 100.000 coroas suecas e um troféu desenhado pelo artista Jörg Jeschke. A cerimônia de premiação é parte de um evento de três dias, no qual cerca de 600 representantes internacionais do setor de manufatura e aço em todo o mundo participarão de seminários e visitas à SSAB.

Para mais informações, entre em contato com:

Marie Elfstrand, diretora de comunicações externas, tel. +46 8 454 57 34
Susanne Nordhqwist, chefe de eventos e conteúdo, tel. +46 155 254 381

Para imagens, acesse o mediabank da SSAB.

Saiba mais sobre o Swedish Steel Prize em www.steelprize.com

A SSAB é uma empresa siderúrgica com base na região Nórdica e nos Estados Unidos. Ela oferece produtos de valor agregado e serviços desenvolvidos em cooperação próxima com seus clientes para criar um mundo mais forte, leve e sustentável. A SSAB conta com funcionários em mais de 50 países e tem unidades de produção na Suécia, na Finlândia e nos EUA. A SSAB está listada na NASDAQ OMX Nordic Exchange de Estocolmo, Suécia, e tem uma listagem secundária na NASDAQ OMX de Helsinque, Finlândia. www.ssab.com.

Rating:

vote data

Let us know if you are going to use this press release. Thank you!

Publications