Green Buffers vence o Swedish Steel Prize 2023

/INS. 

O vencedor do Swedish Steel Prize 2023 é a Green Buffers da Suécia. O prêmio é concedido pelo uso altamente sofisticado pela empresa de aços de alta resistência, que absorvem energia para tornar os trens mais seguros para os passageiros e mais econômicos para os operadores.

"O sistema da Green Buffers usa perfis de aço de alta resistência para dissipar a energia de uma colisão de trens de maneira controlada. Sua nova geração de tecnologias de acoplamento possibilita a criação de soluções sofisticadas com design sob medida, que salvarão vidas e reduzirão custos", diz Eva Petursson, presidente do júri do Swedish Steel Prize e chefe de pesquisa e inovação da SSAB.

Tecnologia de acoplamento de trens de última geração

Os sistemas existentes de gerenciamento de colisões de trens são primitivos. Os padrões de segurança são baseados na tecnologia da década de 60 ou 70 e mesmo os acidentes leves resultam em descarrilamentos. É aqui que Roger Danielsson e seus colegas da Green Buffers viram espaço para melhorias. Inspirados na indústria automotiva, eles desenvolveram um sistema de dissipação de energia baseado em aços de alta resistência, que torna as viagens de trens mais seguras para os passageiros e mais econômicas para os operadores.

O sistema consiste em doze unidades deformáveis montadas nas interfaces de acoplamento ao longo de todo o trem. Em uma colisão, os perfis de aço Strenx® 700 MC nas unidades dobram como um acordeão, absorvendo o impacto do choque em menos de um segundo. Ao evitar a força de pico inicial e ao minimizar todas as outras forças de pico, a energia de uma colisão é distribuída de maneira controlada.

"Ao contrário dos carros, praticamente todas as colisões de trens são frontais. Isso confere ao nosso sistema uma importância enorme", argumenta Roger Danielsson. Para melhorias futuras, as unidades de absorção de energia podem ser fornecidas com sensores para fornecer ainda mais informações sobre a absorção de energia.

Com seu sistema inovador e sua meta ambiciosa - zero descarrilamentos não controlados relacionados a acidentes de trem - a Green Buffers tem o potencial de revolucionar a segurança do setor ferroviário.

Os outros vencedores

Os outros vencedores DigJim da Noruega, Gestamp da Espanha, e Levistor da Grã-Bretanha e ZOOZ de Israel (nomeação compartilhada) também foram comemorados na cerimônia de premiação em Estocolmo, Suécia, em 11 de maio.

Recompensando as inovações em aço

O Swedish Steel Prize comemora as inovações em engenharia, cooperação e aços que resultam em um mundo melhor e mais sustentável. O vencedor receberá um diploma, uma estatueta do escultor Jörg Jeschke e ampla exposição na mídia. Juntamente com o Swedish Steel Prize de 2023, a SSAB fará uma doação de SEK 100.000 à UNICEF em apoio aos seus esforços para oferecer educação de qualidade e oportunidades de aprendizado para crianças e adolescentes em todo o mundo.

Para obter mais informações, contate:
Eva Petursson, presidente do júri, Swedish Steel Prize, eva.petursson@ssab.com
Anna Rutkvist, gerente de projetos, Swedish Steel Prize, anna.rutkvist@ssab.com

www.steelprize.com

A SSAB é uma empresa siderúrgica com sede na região Nórdica e nos Estados Unidos. A SSAB oferece produtos de valor agregado e serviços desenvolvidos em estreita cooperação com seus clientes para criar um mundo mais forte, leve e sustentável. A SSAB conta com funcionários em mais de 50 países. A SSAB possui unidades produtivas na Suécia, na Finlândia e nos EUA. A SSAB está listada na Nasdaq OMX de Estocolmo e possui uma listagem secundária na Nasdaq OMX de Helsinque. www.ssab.com.
Siga-nos também nas mídias sociais: Facebook, Instagram, LinkedIn, Twitter e YouTube.

 

Rating:

vote data

Let us know if you are going to use this press release. Thank you!

Publications