Proteção contra impacto traseiro da Wabash National, finalista do Swedish Steel Prize 2017

/ins. A Wabash National foi nomeada finalista para o Swedish Steel Prize 2017 por desenvolver o RIG-16, um leve e inovador Sistema de Proteção Traseiro para caminhões, que ultrapassa os padrões de segurança rodoviária.

O Swedish Steel Prize é um prêmio internacional que honra a arte da engenharia e inovação na indústria do aço. Wabash National, dos EUA, é uma das quatro finalistas para o prêmio deste ano, que será concedido durante a cerimônia em Estocolmo, Suécia, no dia 11 de maio.

O RIG-16 é um componente de segurança que se estende abaixo do para-choque traseiro de caminhões rodoviários com a finalidade de parar veículos mais leves e menores que impactam a traseira entrando debaixo do caminhão.

“Há três anos, reconhecemos um grande valor em uma nova solução de para-choques para evitar a intrusão do compartimento de passageiros ou PCI. No entanto, não poderíamos adicionar peso, inflar custos ou tornar o reboque praticamente impossível”, diz Andrzej Wylezinski, Gerente de Engenharia Estrutural da Wabash National.

O projeto explora propriedades importantes de aço avançado de alta resistência para permitir peças mais complexas que reduzem a contagem de componentes em até 50%.

Calibres de aço mais finos permitem menos comprimento linear de união e tamanhos de solda menores, enquanto a alta resistência ao escoamento do aço também foi utilizada para criar estruturas de absorção de energia superior em caso de colisão do veículo. O resultado é o melhor desempenho e o sistema de para-choques de reboque mais leve, atualmente disponível na América do Norte.

“Nós realmente pensamos que as características e propriedades do material foram perfeitas para a aplicação e isso é parte da razão pela qual estamos orgulhosos do que temos realizado. O peso, formabilidade e soldabilidade desempenharam um papel importante no processo de desenvolvimento. Nós não teríamos sido capazes de desenvolver o RIG-16 sem o aço de alta resistência ", diz Wylezinski.

A motivação do júri ao selecionar Wabash National como uma finalista para o Swedish Steel Prize 2017 é:

“O novo protetor de impacto traseiro da Wabash National para caminhões e semi-reboques excede os padrões norte-americanos também por exigir impacto off-set. O design otimizado utilizando aço estrutural de alta resistência foi verificado por meio de extensos testes em grande escala que mostram um desempenho superior na proteção das pessoas no carro em colisão. O sistema patenteado oferece excelente absorção de energia, danos mínimos ao veículo pesado, bem como fabricação e montagem altamente econômicas”.

Por quase 20 anos, o Swedish Steel Prize tem reconhecido e premiado pequenas e grandes companhias bem como instituições e indivíduos que desenvolveram um método de produção que utiliza todo o potencial do aço de alta resistência. O vencedor receberá uma estatueta do escultor Jörg Jeschke e um prêmio em dinheiro de 100.000 Coroas Suecas que a SSAB encoraja que seja doada para uma instituição de caridade à escolha do vencedor.

Leia mais sobre o Swedish Steel Prize em www.steelprize.com.

Para obter mais informações, entre em contato:

Eva Petursson, Presidente do Júri, Swedish Steel Prize, +46 243 712 04

Anna Rutkvist, Gerente de Projeto, Swedish Steel Prize, +46 243 716 40

A SSAB é uma empresa nórdica de produção de aços com unidade produtiva também nos EUA. A SSAB oferece produtos de valor agregado e serviços desenvolvidos em estreita colaboração com os seus clientes para criar um mundo mais forte, mais leve e mais sustentável. Tem funcionários em mais de 50 países e conta com instalações de produção na Suécia, Finlândia e nos Estados Unidos. A SSAB está cotada na Bolsa de Valores Nórdica de Estocolmo, Nasdaq, e na Nasdaq em Helsínquia. www.ssab.com.

Rating:

vote data

Let us know if you are going to use this press release. Thank you!

Publications