O novo sistema de transporte ferroviário da Milotek é finalista do Swedish Steel Prize 2015

/INS. A empresa sul-africana Milotek Pty Ltd desenvolveu um sistema completamente novo, inovador e ambientalmente consciente para o transporte pesado de alta capacidade: uma via elevada modular com trens autopropulsados. O sistema Futran utiliza o aço de alta resistência de maneira criativa em muitas partes diferentes da estrutura. A Milotek é uma das quatro finalistas do Swedish Steel Prize deste ano.

O Swedish Steel Prize é concedido anualmente pela SSAB, líder mundial em aço de alta resistência e chapas antidesgaste, para premiar o projeto mais inovador no uso de aços de alta resistência. O vencedor será anunciado em uma cerimônia em Estocolmo, no dia 19 de novembro.

O sistema Futran é um sistema novo e ecologicamente consciente de transporte suspenso, que oferece uma alternativa econômica e flexível para o transporte tradicional em vagões, caminhões, esteiras rolantes e, até mesmo, sistemas de minas subterrâneas, por exemplo. Os aços de alta resistência Strenx 700 e Hardox 450 da SSAB são utilizados em componentes tais como os trilhos, as pernas da superestrutura, o sistema de suspensão e suportes, assim como as caçambas utilizadas para o transporte de minério. O sistema Futran demonstra bem as diversas vantagens dos aços de alta resistência: baixo peso total, alta capacidade de carga, alta resistência ao desgaste, boa maleabilidade, soldabilidade e usinabilidade.

“Os altos custos de transporte foram o motivo principal para que nós começássemos a procurar novas alternativas. O nosso sistema é suspenso no ar. O trem e os vagões são suspensos em um trilho elevado suportado por postes verticais. Ele tem poucas partes móveis e componentes modulares com um design simplificado e custos de manutenção minimizados. É mais fácil de instalar do que a maioria dos sistemas de transporte modernos. Desde o início nós visualizamos as possibilidades oferecidas pelo aço de alta resistência. Por exemplo, o custo do sistema de suspensão pode ser cortado em 85%. No futuro, queremos utilizar o sistema Futran também para o transporte humano”, afirma Andries Louw, fundador e diretor-executivo da Milotek.


Dois protótipos foram construídos até agora, mas muitas empresas demonstraram interesse e, atualmente, os primeiros projetos já estão em andamento. Um deles está sendo projetado em uma mina de carvão em Moçambique. A linha terá cerca de 5 km de comprimento e vai usar aproximadamente 1.500 toneladas de aço. No entanto, outro projeto de 12 km está prestes a ser iniciado na África do Sul, e em Botswana uma longa linha de 7 km deverá entrar em funcionamento em 2016.

A motivação do júri do Swedish Steel Prize

A Milotek desenvolveu um sistema completamente inédito, inovador e ambientalmente consciente para o transporte pesado de alta capacidade: uma via férrea elevada modular com trens autopropulsados. O potencial do aço de alta resistência é utilizado de maneira integral para permitir soluções leves de baixo custo. As seções pré-fabricadas da via são aparafusadas para uma montagem mais fácil, o que é especialmente vantajoso em regiões distantes. O sistema é muito flexível e pode ser adaptado para diversas aplicações de transporte diferentes.

Concedido pela primeira vez em 1999, o Swedish Steel Prize existe para inspirar e aumentar o conhecimento sobre o uso dos aços de alta resistência para desenvolver produtos mais leves, mais seguros e mais ecológicos.

O vencedor do Swedish Steel Prize receberá um prêmio de 100.000 coroas suecas e um troféu desenhado por Jörg Jeschke. A cerimônia de premiação é parte de um evento de três dias no qual aproximadamente 600 representantes internacionais do setor de manufatura e aço em todo o mundo participarão de seminários e visitas à SSAB.

Para mais informações, entre em contato com

Marie Elfstrand, diretora de comunicações externas, tel. +46 8 454 57 34
Susanne Nordhqwist, chefe de eventos e conteúdo, tel. +46 155 254 381

Para imagens, acesse o mediabank da SSAB

Saiba mais sobre o Swedish Steel Prize em www.steelprize.com

A SSAB é uma empresa siderúrgica com base na região Nórdica e nos Estados Unidos. Ela oferece produtos de valor agregado e serviços desenvolvidos em cooperação próxima com seus clientes para criar um mundo mais forte, leve e sustentável. A SSAB conta com funcionários em mais de 50 países e tem unidades de produção na Suécia, na Finlândia e nos EUA. A SSAB está listada na NASDAQ OMX Nordic Exchange de Estocolmo, Suécia, e tem uma listagem secundária na NASDAQ OMX de Helsinque, Finlândia www.ssab.com.

Rating:

vote data

Let us know if you are going to use this press release. Thank you!

Publications