O convincente caso para os Aglutinantes KemPel™ da Kemira na peletização de minério de ferro

A Kemira desenvolveu uma série de aglutinantes orgânicos sintéticos KemPel™ para a peletização de minério de ferro. As vantagens técnicas e comerciais desta tecnologia foram apresentadas em agosto na conferência do Advanced Sustainable Iron & Steel Making Center (ASISC - Centro avançado de produção sustentável de ferro e aço) na Michigan Technological University (MTU) em Houghton, Michigan.

Foram utilizados dados laboratoriais e modelos estatísticos para demonstrar que os aglutinantes orgânicos KemPel podem ser usados no processo de peletização como alternativa à bentonita ou em conjunto com esta. A bentonita tem várias desvantagens que incluem, mas não se limitam a, altos níveis de sílica. 

Foi demonstrado que as vantagens dos sistemas de aglutinante KemPel e bentonita incluem a flexibilidade de controlar as propriedades químicas das pellets (pelotas), tais como teor de sílica e propriedades físicas como número de quedas e porosidade. Foi também demonstrado que pode ser alcançada uma dosagem significativamente reduzida de bentonita. Mika Martikainen, Cientista Sênior de Pesquisa na Kemira, refere "A nossa pesquisa demonstrou que, com um aglutinante orgânico otimizado e feito sob medida, pode-se melhorar o custo total de uso sem perda de qualidade de pellet.

A Kemira está trabalhando a nível mundial em colaboração com produtores líderes de pellets, co-fornecedores da indústria e centros de pesquisa, para acelerar a introdução da nossa tecnologia KemPel nos processos de peletização comercial no mundo todo.

O setor Oil & Mining oferece uma grande seleção de soluções inovadoras de extração química e de processo para as indústrias de petróleo e mineração, nas quais a água desempenha uma função central. Utilizando os nossos conhecimentos especializados, capacitamos nossos clientes a aprimorarem a eficiência e a produtividade.

 

Para maiores informações, entre em contato com:

 

Cabo Sergio, Vice Presidente Oil & Mining

Tel. 55 112 189 4900

 

 

A Kemira é uma empresa global de produtos químicos, com um volume de negócios de dois bilhões de euros, focada em servir os clientes nas indústrias de alto consumo de água. A empresa oferece gestão de qualidade e quantidade de água, que melhora a eficiência energética, hídrica e de matéria-prima dos clientes. A visão da Kemira é ser uma empresa líder em química da água.

www.kemira.com

 

KemPel é uma marca registrada da Kemira Oyj ou de suas subsidiárias.

Rating:

vote data

Let us know if you are going to use this press release. Thank you!

Publications