Nova técnica de imageamento tridimensional aumenta a eficiência da utilização do refugo na indústria papeleira

O dispositivo de medição desenvolvido pela empresa Numcore Oy baseado em tomografia por impedância, produz imagem tridimensional em tempo real do interior de dutos e tanques na indústria de processos. A indústria de celulose e papel é um dos potenciais beneficiários da nova tecnologia. A empresa recebeu recentemente o prêmio francês ATIP 2010 Innovation Trophy, atribuído à empresa mais inovadora na área de tecnologia de papel.

Quanto à indústria de papel, a empresa tem se centrado, por enquanto, na otimização da utilização do refugo de papel. A dosagem do refugo faz parte importante do processo de fabricação de papel, sendo que são gerados sempre refugos e as variações, principalmente na dosagem de refugo de papel revestido, podem perturbar o funcionamento da seção úmida.

O dispositivo de medição está tendo uma utilização piloto em algumas fábricas de papel e de papel para canelar, e para além de estar ligado aos sistemas de controle da própria fábrica também o está ao sistema informático da Numcore. A unidade de medição é executada como sensor de passagem CorePlus, cujos elétrodos medem constantemente as variações na condutividade elétrica das diferentes fases da massa.

A imagem tridimensional produzida pelo dispositivo é, contudo, formada através de um cálculo de inversão, ou seja, através de modelagem matemática muito avançada que é a competência essencial da Numcore.

– Os equipamentos piloto têm muita importância como meio auxiliar no desenvolvimento do produto uma vez que apenas através dos dados de medição por estes transmitidos conseguimos obter informações precisas sobre como as alterações no fluxo de massa se correlacionam, na prática, com determinados problemas de produção. Isto tem nos ajudado a desenvolver a modelagem com vistas a permitir aproveitar os dados produzidos pelo dispositivo diretamente no controle e melhoramento do processo de produção, segundo Jukka Hakola, chefe de vendas da Numcore.

Dosagem do refugo sob vigia

Uma das fábricas piloto é a fábrica de papel Veitsiluoto da Stora Enso na cidade de Kemi, Finlândia, onde o dispositivo de medição da Numcore está posicionado no ponto de dosagem de refugo da máquina de papel para revistas (MP5). O refugo é composto por papel base e papel revestido.

– Neste ponto temos a possibilidade de ajustar tanto o grau de refino e a quantidade total do refugo como também a relação entre o refugo de papel base e de papel revestido, de forma a melhorar a qualidade do papel base a ser fabricado e a operacionalidade da máquina de papel, comenta Jukka Hautamäki, chefe de desenvolvimento de processo.

Segundo ele, são colocadas exigências verdadeiramente elevadas relativamente ao dispositivo de medição, dado que a operacionalidade da máquina já antes era muito boa.

– A técnica da Numcore é de fácil utilização em si, e a montagem do sensor no processo foi simples. O sensor produz cerca de 20 índices, que são visíveis no ecrã do operador e podem ser adicionados aos outros parâmetros de funcionamento existentes no nosso sistema de análise de processo Savcor Wedge. Isto nos permite procurar correlações, por exemplo, entre a alvura do papel base e o grau de refino de determinado refugo.

Ao longo da primavera, a fábrica realizará uma série de ensaios, ou seja, vai efetuando alterações escalonadas quanto ao grau de refino do refugo. Os efeitos das alterações serão comparados com os índices produzidos pelo sistema de medição, com a qualidade do papel base e com a operacionalidade da máquina.

– Durante os ensaios vamos “sacudir” a máquina de tal modo que nos permita verificar o que o dispositivo realmente vê. Nos finais de abril quando terminarem os ensaios saberemos se o aparelho cumpre as exigências particulares de nosso processo de produção. O objetivo final é a automatização da dosagem de refugo com a ajuda do dispositivo, informa o senhor Hautamäki.

Possibilidade de obter poupanças elevadas

A outra fábrica piloto é a Powerflute Savon Sellu Oy em Kuopio, Finlândia, que produz papel para canelar. Nessa fábrica o dispositivo da Numcore mede o fluxo de massa proveniente do tanque de mistura.

– Com a ajuda do dispositivo de medição já constatamos que certas alterações no fluxo de massa se correlacionam claramente com quebras de folha subsequentes. Quanto mais cedo detectamos a eventual acumulação de contaminantes suscetíveis de causarem, com certo atraso, quebras de folhas, tanto mais eficazmente conseguiremos ajustar o processo de forma a evitar quebras, informa o chefe de fabricação Martti Laatikainen.

Segundo ele, a fábrica está principalmente interessada nas alterações da quantidade de refugo e nas variações do teor de finos na massa.

– Se nós com a ajuda do dispositivo conseguirmos descobrir as causas das quebras indistintas de folhas poderemos obter grandes poupanças anuais. É por isso que participamos de bom grado nos trabalhos de desenvolvimento do dispositivo de medição, constata o senhor Laatikainen. /ins


Numcore em resumo

A Numcore Oy desenvolve equipamentos de medição de nova geração para obtenção de imagens tridimensionais através da tomografia de impedância, incluindo os cálculos indispensáveis e formas de relatar os resultados. Os produtos da empresa servem para resolução de problemas e otimização de processos nas indústrias papeleira, mineira, química e alimentar.

A empresa já progrediu para a segunda fase do programa de financiamento de crescimento e internacionalização do Centro de Desenvolvimento de Tecnologia e Inovação, Tekes, cujo objetivo é o rápido desenvolvimento da atividade comercial e sua expansão no mercado internacional.


Legenda 1:

A fábrica Veitsiluoto da Stora Enso em Kemi (Finlândia) é a fábrica de papel mais a norte no mundo inteiro. O dispositivo de medição da Numcore está posicionado no ponto de dosagem de refugo da máquina de papel para revistas (MP5). Neste ponto é possível regular o grau de refino e a quantidade do refugo bem como a relação entre o refugo de papel base e papel revestido de forma a melhorar as características do papel base produzido e a operacionalidade da máquina de papel. O objetivo final é a automatização da dosagem de refugo com a ajuda do dispositivo.
© Stora Enso Oyj

Legenda 2:

A fábrica Savon Sellu Oy em Kuopio (Finlândia) é um produtor importante de papel semiquímico para canelar. Com o dispositivo da Numcore, a fábrica mede o fluxo de massa proveniente do tanque de mistura, com o objetivo de detectar, numa fase precoce, eventuais contaminantes que afetam o processo. Isto nos permitirá prevenir quebras de folhas através da alteração de parâmetros de funcionamento.
© Savon Sellu Oy

Legenda 3:

O dispositivo de medição da Numcore baseado em tomografia por impedância é integrado no processo de fabricação de papel. Para além do sensor, o conjunto compreende a unidade de alimentação de tensão e a unidade de medição e ainda uma aplicação para análise dos resultados da medição.
© Numcore Ltd


Para mais informações:

Numcore Ltd
Jukka Hakola
VP, Vendas e Marketing

Microkatu 1
FIN-70211 Kuopio

Tel. +358 40 500 1123
Fax: +358 17 441 2051

E-mail: jukka.hakola@numcore.com
www.numcore.com

Press release images


Stora Enso’s Veitsiluoto Mill in Kemi is the northernmost paper mill in the world. © Stora Enso Oyj

Savon Sellu Oy’s mill in Kuopio is a major producer of semi-chemical fluting for corrugated board. © Savon Sellu Oy

Numcore’s measuring device based on impedance tomography is integrated with the paper mill’s process.© Numcore Ltd.

Rating:

vote data

Let us know if you are going to use this press release. Thank you!

Publications