RESPOSTA E PRONTIDÃO A VAZAMENTOS DE PETRÓLEO NO MUNDO

Em abril de 2010, o enorme vazamento de petróleo no Golfo do México exigiu a imediata assistência, expertise, soluções e equipamentos de terceiros para reforçar operações de contenção e limpeza. A empresa finlandesa  Lamor Corporation imediatamente colocou seus planos de ação em movimento e, dentro de 36 horas, através de sua rede global, enviou seu arsenal de equipamentos e funcionários qualificados ao local.

A explosão do poço em águas profundas da Lousiana ameaçou todo o ecossistema na área, assim como a subsistência de dezenas de milhares de pessoas, a uma taxa de vazamento de mais de 5000 barris de petróleo por dia.

Barreiras de contenção e recolhedores de óleo foram enviados pela Lamor para auxiliar nas operações de limpeza. Para responder à urgência dos equipamentos necessários, a empresa aumentou os turnos de sua força de trabalho globalmente a fim de que houvesse maior disponibilidade de produção de barreiras de contenção de óleo necessárias no local. Cerca de 300.000 metros de barreiras de contenção foram enviadas ao Golfo.
   
As barreiras de contenção da Lamor concentram o óleo na, e abaixo da, superfície da água e seus grandes recolhedores são montados atrás de uma embarcação para recuperar o óleo da superfície. Recolhedores menores são utilizados nas praias para limpar o óleo que foi para a costa. A empresa iniciou a instalação imediata de seus equipamentos e capacitou os operadores de embarcações de limpeza de óleo contratados. Além disso, por ser um grande e significante provedor de resposta e limpeza, a Lamor forneceu consultoria especializada ao centro de comando que foi montado para incumbir-se das operações de derramamento de óleo.

Durante o acidente no Golfo, três outros vazamentos ocorreram na China, em Cingapura e em Michigan (EUA) simultaneamente. A Lamor atuou em todos estes acidentes. A empresa tem instalações localizadas estrategicamente ao redor do mundo com um estoque de equipamentos que garante que sua resposta e prontidão não se limitem a um acidente ou região.  
O Presidente Fred Larsen disse: “Trabalhamos na capacidade máxima de todas as nossas instalações no mundo inteiro durante o acidente no Golfo do México e continuamos a fazê-lo.”

A conscientização e preocupação do governo e do público em relação a derramamentos de petróleo foram reacendidas com o acidente do Golfo do México, deixando claro que empresas estão assumindo certos riscos devido à diminuição de reservas de petróleo, aumento dos preços e descobertas de depósitos de petróleo em águas profundas. A fonte primária de derramamentos de petróleo acidentais nos mares associa-se com o transporte feito por petroleiros e oleodutos. Dito isto, os vazamentos naturais também prejudicam nosso meio ambiente tanto na costa como nos mares.

“Investimos continua e significativamente em soluções e proteção”, diz Larsen. “Todo nosso ecossistema está ameaçado sem a disponibilidade das melhores soluções, tecnologia, equipamento e expertise para as operações de recuperação de derramamentos em quaisquer circunstâncias e em todos os terrenos geográficos. Este é um trabalho contínuo e precisamos estar prontos e preparados para lidar com qualquer acidente em qualquer lugar do mundo com rapidez, estratégica e eficazmente! Além disso, oferecemos capacitação certificada em preparação e recuperação de derramamentos de óleo às autoridades e empresas privadas envolvidas no setor químico e petrolífero.”

A empresa também oferece soluções industriais para otimizar a recuperação de óleo, embarcações de desembarque e de recuperação projetadas por engenheiros da empresa e um portfolio completo de produtos para resposta a derramamentos nas regiões árticas. Tem ainda soluções de correções terrestres para operações em desertos, pântanos e mangues, assim como para áreas com poluição industrial. A Lamor prepara planos de contingência e organiza operações de rápida resposta a derramamentos de óleo. Para manter e desenvolver seu conjunto de equipamentos, a empresa tem instalações de produção na Europa, EUA e Ásia.

Um mês antes do acidente do Golfo, a Lamor foi contatada por seguradoras de aviões para responder urgentemente a um acidente na Estônia. A empresa enviou seu equipamento e equipes à Estônia após um avião de carga Antonov 26 ter feito uma aterrissagem forçada no Lago Ülemiste, próximo a Tallinn. O lago, que estava totalmente congelado, é o principal reservatório de água potável da cidade.  O derramamento de óleo escapou da fuselagem do avião para baixo da camada de gelo e a empresa foi responsável por garantir que o lago fosse imediatamente limpo e purificado de todo o óleo e outros poluentes resultantes do acidente para proteger o reservatório, cuja importância para a cidade é vital. /ins

 

Sobre a Lamor Corporation Ab

A Lamor (Larsen Marine Oil Recovery - Recuperação de Óleo Marinho Larsen) é um empreendimento familiar com sedes estrategicamente localizadas no mundo inteiro para melhor servir as necessidades ambientais das empresas, do público e dos ecossistemas, de maneira rápida e eficiente. A empresa desenvolve, fabrica e fornece serviços e equipamento de recuperação de derramamento de óleo.

 

Legenda 1:
Fred Larsen inspecionando bombas e unidades de força hidráulica antes das operações de derramamento de óleo no Golfo do México.              
© Lamor Corporation Ab
 

Legenda 2:
Equipamento de recuperação de óleo Lamor sendo deslocado durante operações de limpeza.                                                
© Lamor Corporation Ab
 

Legenda 3:
Barreiras de contenção e recolhedor de óleo sendo lançados em operações de derramamento no Golfo.                                  
© Lamor Corporation Ab
 

Legenda 4:
Barcos pesqueiros equipados com barreiras de contenção e recolhedores de óleo na rota do local onde ocorreu o derramamento.                                                    
© Lamor Corporation Ab
 

Legenda 5:
Prontos para começar. Navios pesqueiros equipados com barreiras de contenção e recolhedores de óleo.                                    
© Lamor Corporation Ab

 

Para mais informações, contate:

Lamor Corporation Ab

Fred Larsen
CEO

Urakoitsijantie 12
FI-06450 Porvoo

Celular: + 358 400 906311
E-mail: fred.larsen@lamor.com

Pedidos de imagens:

Ann-Charlotte Fogde

Celular: +358 400 688 599
E-mail: ann.fogde@lamor.com

www.lamor.com

Press release images


Fred Larsen inspecting pumps and powerpacks prior to Gulf of Mexico oil spill operations. © Lamor Corporation Ab

Lamor oil recovery equipment being deployed during the clean-up efforts. © Lamor Corporation Ab

Oil skimmer and boom being launched for Gulf oil spill operations. ©Lamor Corporation Ab

Rating:

vote data

Let us know if you are going to use this press release. Thank you!

Publications